terça-feira, 9 de junho de 2009

UMA CONSULTA

Foto de Jacob Jovelou


- Em que vos posso ser útil?

- Sabemos ser dos melhores especialistas na área da cardiologia e, em especial, no implante de auxiliares ao funcionamento dessa máquina vital para os humanos.

- Obrigado. Mas o que têm em mente?

- Não há muito tempo fomos razão de felicidade de um coração. Iluminámos emoções, fomos fogo ardendo com prazer. Um dia ordenaram a nossa detenção. Algumas de nós fugiram, outras acabaram por ser libertas pois a queixa foi retirada. A nossa força evidenciava-se sobre todos os conselhos da razão e quanto mais nos mostrávamos, mais éramos requeridas. Até ao dia em que começámos a perder fulgor. A sentirmo-nos menos importantes, a sermos dispensáveis. Não foi necessário dizerem o que quer que fosse. Nós próprias sentimo-nos sem vida.

- Vão perdoar-me, mas não vejo como a cardiologia vos pode ajudar.

- Desconhecemos se alguma vez esta acção já foi tentada e qual o eventual sucesso da mesma. Mas queremos pedir-lhe que nos implante num coração. No local exacto onde nascem os sonhos. De onde raiam os perfumes que acendem a alma e que obrigam as mãos a escrever-nos.

- Gostava não ter de vos desiludir. Porém, o que me pedem está totalmente fora do alcance da minha área. Porque não tentam… um poeta?

- As palavras dos poetas, bem como dos santos, de nada valem se não há um coração disponível para recebê-las… para nelas crer.

7 comentários:

Gi disse...

Os bons artistas são todos excelentes cardiologistas.

A estética faz bem ao âmago do coração ... à alma!

Patti disse...

E tentar ir amanhã à consulta? Amanhã, no dia do maior poeta do coração?

AnaMar (pseudónimo) disse...

Os poetas recebem as palavras de outros poetas. E assim se perpetua o acreditar.
Bj

Alexandra disse...

"As palavras dos poetas, bem como dos santos, de nada valem se não há um coração disponível para recebê-las… para nelas crer."

E não valem mesmo!! De que serve o emissor se não existir um receptor?! De que servem as palavras se não houver quem as leia? De que serve a emoção se não houver quem a sinta?!

São tantos os De(s) e os Se(s)...

Luísa disse...

Mas que excelente oportunidade metafórica!
Adorei o teu poema-prosa!
Beijinho terno!

Ana disse...

Entre poetas e cardiologistas, a minha escolha vai para os primeiros. Quantas palavras podem curar um coração!
Um beijo.

jardinsdeLaura disse...

Palavras que se querem semeadas em terreno fértil(!)... que procuram coração sensível que as possam receber! Estranhíssima e curiosa história...