domingo, 16 de agosto de 2009

WAR PHOTO LIMTED

Foto recolhida aqui


War Photo Limited é uma exposição de fotografia patente numa galeria com decoração moderna e bem apropriada para esta arte, que fica situada numa das vielas que saem da Stradun. A informação que lera e me levou a visitá-la, anunciava ser um conjunto de trabalhos sobre a guerra na ex-Juguslávia, entre 1991 e 1999. Dizia ser um trabalho imparcial que reúne a qualidade de ter sido considerada pró-Croata pelos Sérvios e pró-Sérvia pelos Croatas.

Na mesma galeria, e para além da referida exposição, podem apreciar-se outras duas sobre o mesmo tema, mas em locais geográficos díspares do planeta.

Numa primeira são diversos os fotógrafos que apresentam diferentes visões da guerra. Tanto é possível observar um residente em Sadr City procurando os restos mortais dum familiar por entre centenas de sacos de plástico contendo corpos, como imagens da guerrilha em Timor Leste, como as perseguições movidas aos emigrantes latino-americanos que ostentam o sonho de alcançar território norte-americano, ou ainda a luta das crianças para sobreviverem num País sem governo, sem regras, sem planos de assistência, como é o exemplo da Somália.

Num outro espaço estão reunidas imagens de outras guerras, de outros sofreres, de outras mágoas… no Iraque, em Beirute, na Palestina, no Paquistão, no Afeganistão. Entre todas impressionou-me uma que não ilustra uma guerra bélica. Em Pul-e-Alam uma criança arruma uma ‘plantação’ de milhares de tijolos. Quase parece um jogo, uma obra de escultura. Mas não é! A verdade é que são tijolos que ainda têm de secar e só o peso duma criança permite que se mova sobre eles sem os danificar.

Finalmente chega-se à sala da guerra que envolveu tantos povos neste território e nações circundantes. Sérvios, Croatas, Bósnios, Albaneses, Macedónios, Kosovares… foram muitos os envolvidos. Foram muitas as vítimas. Foram muitos os provocadores. Mas ao contrário do que é anunciado, só uma leitura considero ser possível: foram os sérvios os principais instigadores de tanto massacre. Mesmo que a intenção não seja uma manifestação anti-Sérvia, é notório e evidente o peso tido pelos sérvios nas atrocidades cometidas.

Se há imagens que ferem pela dedução dos actos que se entende terem sido cometidos, como será exemplo uma sequência em que uma patrulha sérvia começa por assassinar um bósnio à vista da que se depreende ser sua esposa, para em seguida a assassinar a ela e finalmente pontapear os corpos de ambos; noutras são os olhares captados que disparam sobre nós. Os dos que vêem os seus pertences serem destruídos, os dos que são obrigados a abandonarem a sua terra como se tivessem sido invasores, os de um cidadão que implora pela vida ao ser barrado numa rusga, ou os de uma criança que olha sem nada perceber.

São impressionantes estas imagens. São devastadoras. São alerta a tantos, tantos entre os quais me incluo, que temos acesso à informação sobre as guerras que vão minando o nosso planeta, mas nunca lhes tenhamos atribuído os reais e devidos valor e importância. Um alerta a todos nós os que a cada dia temos uma cama onde nos deitarmos, onde deitar os nossos filhos, uma cadeira onde nos sentarmos, um porto seguro onde atracar. A todos nós que nunca nos vimos confrontados por um esquadrão que nos acusa de termos ocupado a terra que é nossa.

Ao visitar a War Photo Limited confirmei que uma imagem vale mais do que muitas, muitas palavras.

1 comentário:

O outro lado do espelho disse...

Completamente extasiada com esta viagem.
Obrigada.
Um beijo.