quinta-feira, 20 de agosto de 2009

STRADUN

Foto da minha Canon


A Stradun é o corredor privilegiado do centro histórico de Dubrovnik. É a ligação mais directa das duas principais entradas na cidade entre muralhas, pois une, em linha recta, a entrada ocidental na Porta de Pile e a oriental, a partir do porto antigo. A arquitectura actual data do período pós-sismo de 1667. Dos dois flancos da avenida foram construídos prédios com a mesma altura e cujas janelas têm todas as portadas pintadas no mesmo verde, para preservar uma uniformidade quase impossível nas principais vias de qualquer outra cidade europeia.

Desta rua principal nascem alguns dos mais importantes edifícios monumentos da cidade, a par de muitas vielas que lhe são perpendiculares e onde a vida de Dubrovnik monumental se prolonga para além da artéria principal. Ao longo da Stradun sucedem-se estabelecimentos comercias que prioritariamente vendem artigos característicos da cidade, da região e do mar que as banha. São diversas as esplanadas espalhadas pela avenida o que concede ao transeunte a sensação de estar numa passarela duma passagem de modelos, uma vez que as cadeiras das esplanadas mencionadas se esgotam com os olhares dos que permanecem largos minutos unicamente a apreciar os que passeiam pela Stradun. O chão em mármore, polido pelo tempo, parece ter sido propositadamente encerado para receber os milhares de turistas que diariamente o pisam.

Durante o dia, a Stradum tem o movimento de quem a percorre para chegar aos pontos turísticos a visitar como o Palácio Sponza, a Grande Fonte de Onofre, a igreja de S. Braz, ou a torre do Relógio, entre outros. À noite veste-se de charme, a iluminação assume um cariz romântico, e ainda que nem todos se olhem, os caminhantes ouvem-se, adivinham-se, sentem-se… e a Stradun torna-se o palco principal para este acto de sedução entre a cidade e os seus visitantes.

Sem comentários: