terça-feira, 11 de agosto de 2009

BILHETES

Foto recolhida aqui

O átrio do prédio tinha uma luz amarela meio adormecida; um ambiente nu preservava apenas o essencial. Respirava-se alguma tensão na subida até ao segundo andar. Entraram, ela tomou a dianteira. A casa estendia-se num corredor gasto pela vida, pelo tempo. Penetrava pelos olhos, em acção de descoberta, algum despojamento, alguma austeridade, provocados talvez por limitações orçamentais ou pela ausência de motivação em renovar. Os dois homens seguiram-na em direcção à divisão no fundo. A simplicidade marcava as tonalidades da habitação. Uma ordenação própria alinhava os diferentes objectos que povoavam o quarto. A organização predominava sobre a arrumação.

Com alguma apreensão, ela iniciou a busca. Livros, fotografias, álbuns, programas de concertos, envelopes, mais fotografias, mais cadernos de apontamentos e mais livros. Carteiras, mais livros ainda, sacos, fotografias, molduras, facturas em cobrança, gavetas, envelopes, bolsas, computador, bolsas, separadores, envelopes… e a angústia de nada encontrar. Os sorrisos sucediam-se não disfarçando alguma tensão pelo acto que estava a ser assumido.

Perdida perante a infrutuosa busca, abraçada por alguma ansiedade, marcou um número e aguardou resposta. O sorriso nervoso tomou-lhe conta do rosto quando disse: ‘Não consigo descobrir nada!!!’ A sequência da conversa deduzia-se pelas suas respostas: ‘Já vi!’, ‘Nada’, ‘Também não’, ‘Descansa, tudo em ordem’, ‘Não há mais onde procurar’.

Todos os espaços foram verificados três, quatro vezes. Cada pormenor esmiuçadamente investigado. Passaram à sala, cozinha e até casa de banho foram conferidas, mas sem qualquer resultado. Não havia como encontrar o procurado. Desistir e adiar para o dia seguinte a resolução era a única forma que se afigurava humanamente possível.

Apagaram todas as luzes, fecharam a porta, desceram no elevador… amanhã se veria como ultrapassar a contrariedade.



Antecedente
I

1 comentário:

Parapeito disse...

...amanhã é de certo um bom dia :)
****