domingo, 12 de julho de 2009

A PROPOSTA


Uma comédia simpática que nos vai fazendo sorrir. O poder exercido por uma mulher líder que na profissão vai espalhando o ódio entre os súbditos que a temem, mas não a respeitam e cujo assessor é um fiel apoio, porque movido por interesses de promoção profissional. Ela é editora e ele, para além de ambicioná-lo ser, gostaria de ver publicado um manuscrito de sua autoria. Como contraponto imediato a uma posição em que, uma vez mais, fez uso da sua autoridade, Margaret [interpretada pela bela Sandra Bullock] vê-se confrontada com uma inesperada realidade que lhe provoca uma desagradável surpresa. Uma vez mais recorre aos seus atributos e ‘obriga’ Andrew [interpretado por Ryan Reynolds] a tornar-se seu noivo. Contudo a sua posição fragiliza-se e Andrew percebe que poderá valer-se disso, assumindo o controle sobre o desenvolvimento dos acontecimentos próximos.

Por entre sublevações entre personalidades, a comédia leva-nos através de momentos que nos fazem pensar nos valores da família, na dificuldade em aceitar as diferenças e na força que se derrete quando o sentimento ressuscita de memórias esquecidas.

Inesperadamente, o drama, algumas vezes ameaçado, toma conta da comédia e a leveza do filme entristece. Depois… o inesperado não acontece e o humor volta a tomar conta das últimas imagens.

Um filme que se vê aprazivelmente se não criarmos a expectativa de ir encontrar uma obra cinematográfica sublime. Um filme agradável se não formos à procura de algo que nos enriqueça o dia. Uma forma de aliviar o domingo quando se pensa que amanhã é segunda-feira.

5 comentários:

Alexandra disse...

Era essa a expectativa que tinha acerca do filme. De vez em quando faz falta.

Gi disse...

Este filme tem sido tão publicitado e os actores tão extensamente entrevistados,que espero que valha a pena e tenhamos vontade de rir.

Tia [Zen] disse...

Obrigada pela sugestão :-)

Elsa Gonçalves Francisco disse...

acho que vou ver :)

Laura Ferreira disse...

Curiosa, fiquei.