segunda-feira, 9 de março de 2009

INTERROGAÇÕES

Foto © lucette virelle


Porque não dar asas às palavras e deixá-las voar sob céus que a realidade, talvez, não comporte? Porque não nos deixarmos iludir pela perfeição do sonho? Porque não olhar o futuro como um espaço do possível? Porque carregar o peso das oportunidades não aproveitadas? Porque cingir as ruínas do presente à destruição do passado e não assumi-las como o princípio da reconstrução do futuro? Não será a incapacidade de sonhar, uma incapacidade de viver? Onde reside a beleza e a felicidade se não no sonho e na expectativa de o concretizar? Se evocamos os sentimentos, porque não assumir o desejo de os viver? Não será o desejo, o sentido da vida?

Como interiorizar tudo isto e assumi-lo e praticá-lo a cada dia, se, ao longo do nosso crescimento, construímos uma sucessão de muros, de limites, de fronteiras, de regras, de preconceitos que nos vão fortalecendo como terrenos, mas nos arrancam as asas para voar… com os sonhos? Porque crescemos e, quando seria suposto aprendermos, perdemos a capacidade infantil de sonhar?

1 comentário:

mariab disse...

adaptamo-nos porque, na verdade, isso nos torna mais fortes. e também mais fechados, mais duros. sem grande espaço para o sonho. bem no fundo, gostaríamos sempre de recuperar o nosso universo infantil e poder seguir os sonhos.
beijos