segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MATURIDADE



Quisera eu ter 'Maturidade'... para quê? 

Provavelmente não saberei... para não sentir insegurança... para que as minhas análises possam ser estruturadas... para que não me constranjam as análises dos outros que se me afiguram com mais 'maturidade' do que eu...

O que é ter maturidade? Alguém diz que é 'ter o estado de espírito no seu auge'... que será similar à 'perfeição'... quanto eu tento alcançar a perfeição... não, na verdade, para a assumir... apenas para me afastar da imperfeição... não ter imaturidade... mas a que distância o meu estado de espírito permanece do seu auge?

As palavras seguintes são de Nietzche:

"A alternância de amor e ódio caracteriza, durante muito tempo, a condição íntima de uma pessoa que quer ser livre no seu juízo acerca da vida; ela não esquece e guarda rancor às coisas por tudo, pelo bom e pelo mau. Por fim, quando, à força de anotar as suas experiências, todo o quadro da sua alma estiver completamente escrito, já não desprezará nem odiará a existência, mas tão-pouco a amará, antes permanecerá por cima dela, ora com o olhar da alegria, ora com o da tristeza, e, tal como a Natureza, a sua disposição ora será estival, ora outunal."

Quisera eu ter 'maturidade'? Eu não quero estar acima nem de nada, nem dos outros... apenas aprender com os outros, para que os outros possam receber o que tenho para dar...


Sem comentários: